Mundo

Jornal britânico The Sun compra briga com Cristina Kirchner

postado em 05/01/2013 08:03
Um dia depois de a presidente argentina, Cristina Kirchner, publicar uma carta aberta ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, pedindo o "fim do colonialismo" nas Ilhas Malvinas, o jornal inglês The Sun comprou a briga e respondeu à presidente: "Hands off" ou "mantenha as mãos longe", numa tradução livre. Em carta assinada pelo periódico e publicada como anúncio, ontem, no argentino Buenos Aires Herald, o The Sun lembrou os mortos durante a guerra de 1982, quando as ilhas foram ocupadas por tropas argentinas, e afirmou que a presença britânica no arquipélago é mais antiga que a formação do Estado da Argentina. "As ilhas nunca foram governadas ou fizeram parte do território soberano da República Argentina", destacou o texto.

A discussão sobre as Malvinas, chamadas de Falkland no Reino Unido, voltou à tona no aniversário de 180 anos da ocupação britânica, comemorada no dia 3 de janeiro. Buenos Aires reclama a posse do território anualmente, mas, neste ano, a presidente Kirchner foi criticada por usar a questão na tentativa de melhorar sua popularidade interna. "De tempos em tempos, quando há conveniência eleitoral, um dos lados - geralmente o argentino - explora o tema. Essa é uma ferida mal cicatrizada para eles", explica o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dawisson Lopes ao Correio. "Cristina Kirchner está explorando politicamente o tema, claro, mas todo político faz isso. É importante, porém, não banalizar a causa, já que se trata de orgulho ferido", completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação