Mundo

Assad é 'um dos atores mais brutais' do mundo, diz porta-voz americana

Agência France-Presse
postado em 07/01/2013 19:40
Washington - O presidente sírio, Bashar al-Asad, "é um dos atores mais brutais no cenário internacional atual", e suas ações contra seu próprio povo deixaram de ser racionais, disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

Consultada sobre se acredita que Assad é "malvado", a porta-voz disse que, embora considere pessoalmente "que (Assad) causou mal", não é um rótulo que o governo dos Estados Unidos dê a ele.

"Está mais além do brutal. É desumano o que fez com seu próprio povo", disse aos jornalistas.

"Dissemos, certamente, acreditamos que perdeu a legitimidade para liderar, que é um dos atores mais brutais no cenário internacional atual", disse.

"Não creio que ninguém que seja culpado da tipo de crimes contra seu povo, como é o caso dele, possa ser considerado racional, em nenhum sentido humano", acrescentou.



Domingo, em um discurso desafiador em um teatro lotado, Assad fez um apelo pela paz na Síria em seus próprios termos, esboçando, nesse que foi seu primeiro discurso em sete meses, sua visão sobre a possível saída do conflito de 21 meses que destruiu o país.

A ONU indica que mais de 60.000 pessoas morreram desde o início das manifestações e da rebelião contra Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação