Mundo

Chávez está em "situação estacionária", informa o ministro da Comunicação

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 06:51
Caracas - A saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, apresenta uma "situação estacionária" em relação à insuficiência respiratória ocorrida por infecção pulmonar, após ser submetido à quarta operação contra um câncer em Cuba, há quase quatro semanas, informou nesta segunda-feira (7/1) o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

Chávez "se encontra em situação estacionária em relação à descrita no boletim precedente, quando se informou sobre a insuficiência respiratória que enfrenta como consequência de uma infecção pulmonar decorrente do pós-operatório", disse Villegas em comunicado transmitido em rede nacional de rádio e TV. "O tratamento está sendo aplicado de forma permanente e rigorosa e com a assimilação do paciente", acrescentou Villegas, sem dar detalhes.



Villegas pediu à população que "ignore as mensagens de guerra psicológica que pretendem perturbar a família venezuelana". Chávez, 58 anos e no poder desde 1999, foi operado em 11 de dezembro passado em Havana - pela quarta vez - contra o câncer detectado em junho de 2011 e cuja localização jamais foi revelada. O governo em Caracas divulga informações esporádicas sobre o atual estado de saúde de Chávez, reeleito em 7 de outubro passado e que deveria tomar posse no próximo dia 10, diante da Assembleia Nacional, como determina a Constituição.

Nesta segunda-feira, o presidente da Assembleia Nacional e número dois do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, se negou a precisar se Chávez estará em Caracas para a posse: "Não descartamos absolutamente nada". Durante coletiva de imprensa na sede do PSUV, Cabello convocou "uma grande reunião em Caracas no dia 10 de janeiro, em frente ao Palácio de Miraflores, para apoiar nosso presidente de forma contundente".

O governo bolivariano afirma que se Chávez não comparecer à Assembleia Nacional no próximo dia 10, poderá tomar posse em outra data, diante do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). A Carta Magna estabelece que o presidente deve tomar posse no dia 10 de janeiro na Assembleia Nacional e que diante de uma situação excepcional, pode fazer isso ante ao TSJ, sem fixar data.

A oposição considera que no dia 10 de janeiro termina o segundo mandato de Chávez e que se ele não reassumir, é Cabello que deve fazê-lo e não o vice-presidente, Nicolas Maduro, como decidiu o próprio presidente no dia 10 de dezembro, antes de partir para se submeter a sua quarta operação por causa do câncer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação