Mundo

Emoção domina audiência preliminar sobre massacre de Aurora, nos EUA

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 09:04
Centennial, Estados Unidos - Policiais e paramédicos chamados após o , se emocionaram ao relatar um cenário devastador no cinema desta cidade do subúrbio de Denver, Colorado. No início da audiência preliminar sobre o julgamento de James Holmes, 25 anos, acusado do massacre, familiares das vítimas choraram quando um policial relatou como constatou a morte de uma menina de seis anos, a mais jovem vítima do atirador, no dia 20 de julho passado.

O sargento Gerald Jonssgard, um dos primeiros policiais a chegar ao local do massacre, disse que viu Veronica Moser Sullivan, a menina de seis anos, logo ao entrar na sala de cinema. "Verifiquei o pulso e estava morta". O paramédico Justin Grizzle relatou como escorregou e quase caiu em uma "enorme poça de sangue" quando entrou pela porta de trás do cinema Century 16.

Grizzle transportou seis feridos em estado crítico em quatro viagens de ambulância para hospitais da região. "Logo percebi que reduzia a velocidade quando virava o volante porque escutava o sangue escorrendo no piso da parte de trás da ambulância", revelou Grizzle contendo o choro.



Jason Oviatt, policial de Aurora, relatou o momento em que deteve Holmes, que colocou suas mãos sobre o teto de um carro na parte de trás do cinema, sem oferecer resistência. "Estava completamente submisso (...), relaxado, não reagia, parecia muito distante", disse Oviatt. "Estava em outro lugar; desorientado".

A princípio, Oviatt pensou que Holmes era outro policial, porque vestia um colete à prova de balas e uma máscara contra gases. O oficial da polícia Aaron Blue acrescentou que Holmes disse seu nome, endereço e informações sobre as armas: "revelou voluntariamente que não havia mais bombas ali (no cinema), mas que possuía artefatos explosivos em casa".

Testemunhas revelaram que Holmes - armado com um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e uma pistola .40 - ativou um gás antes de atirar contra o público. James Holmes compareceu ao tribunal com barba, algemado e com macacão vermelho. Manteve o olhar fixo e distante e não falou com ninguém.

O julgamento preliminar, em um tribunal de Centennial, outro subúrbio de Denver, tem por objetivo determinar se existe evidência suficiente para acusar Holmes pelo massacre na estreia de "The Dark Knight Rises".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação