Mundo

Polícia enfrenta manifestantes em Belfast pela quinta noite consecutiva

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 09:07
Belfast, Reino Unido - A polícia da Irlanda do Norte utilizou jatos d;água para dispersar manifestantes nesta segunda-feira em Belfast, na quinta noite consecutiva de distúrbios na cidade. Ao menos mil ;unionistas; se manifestaram de forma pacífica nesta segunda-feira (7/1) diante da sede da prefeitura em Belfast, durante a primeira reunião do gabinete desde 3 de dezembro, mas em Newtownards Road, outra região da capital, manifestantes atiraram coquetéis molotov contra a polícia, que reagiu com jatos d;água.

[SAIBAMAIS]Os confrontos começaram no dia 3 de dezembro, depois da decisão da prefeitura de Belfast de não mais hastear de forma permanente a bandeira britânica. Esta decisão polêmica tem provocado reiterados incidentes violentos, promovidos por protestantes ;unionistas;, partidários da união da Irlanda do Norte com o Reino Unido.

A Irlanda do Norte viveu 30 anos de violência entre protestantes unionistas e republicanos católicos partidários da unificação com a Irlanda, que deixaram 3.500 mortos. Apesar do acordo de paz de 1998, que estabelece a divisão de poder entre católicos e protestantes, incidentes esporádicos ainda são registrados na Irlanda do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação