Mundo

Cineasta português Manoel de Oliveira, de 104 anos, deixa hospital

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 12:28
Lisboa - O cineasta português Manoel de Oliveira, de 104 anos, recebeu alta do hospital após ter sido internado no dia 20 de dezembro devido a uma infecção, informou nesta terça-feira (8/1) a filha Adelaide Maria Trepa. O decano dos diretores de cinema em atividade completou 104 anos no dia 11 de dezembro na cidade onde mora no Porto, ao norte de Portugal.

Oliveira sofre de uma doença cardíaca crônica e já havia sido hospitalizado durante uma semana no mês de julho em razão de problemas pulmonares. Apesar da idade avançada e da doença, Manoel de Oliveira continua trabalhando.



Recentemente concluiu o roteiro de seu próximo longa "A Igreja do Diabo", inspirado em uma obra do escritor brasileiro Machado de Assis. Seu último filme, "O Gebo e a Sombra" foi exibido no verão passado na Mostra de Veneza. Manoel de Oliveira começou sua carreira como cineasta na época do cinema mudo e já realizou mais de 50 filmes entre longas e documentários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação