Mundo

Presidente do Uruguai participa de manifestação quinta-feira na Venezuela

postado em 08/01/2013 12:51
Caracas - O presidente do Uruguai, Jose Pepe Mujica, viajará a Caracas quinta-feira (10/1) ; data na qual o presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, deveria assumir um novo mandato de seis anos. A cerimônia deve ser suspensa, já que Chávez está internado há quase um mês em Cuba, onde foi submetido a cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica. O governo venezuelano convocou para esse dia uma manifestação de apoio a Chávez e convidou chefes de Estado e de Governo de países amigos.

Mujica disse que viajará na qualidade de presidente pro tempore do Mercosul, integrado pelo Brasil, a Argentina, o Paraguai e a Venezuela, além do Uruguai. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, deverá viajar no mesmo dia 10 para Cuba.

A saúde de Chávez e o futuro político da Venezuela sem a presença do presidente que governa o país há 14 anos são temas de discussões. O governo venezuelano considera que Chávez não precisa assumir no dia 10 para continuar como presidente ; cargo para o qual foi reeleito com 54% dos votos em outubro passado. Já a oposição cita o Artigo 231 da Constituição, que fixa a data da posse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação