Jornal Correio Braziliense

Mundo

Violento terremoto no mar Egeu é sentido no noroeste da Turquia

Istambul - Um violento tremor de terra foi registrado nesta terça-feira à tarde no mar Egeu e foi sentido em todo o noroeste da Turquia, incluindo Istambul, sem deixar vítimas, indicaram as autoridades turcas.

O sismo ocorreu a 17 km de profundidade, a pouco menos de cem quilômetros da costa turca, declarou à imprensa Murat Nurlu, diretor do Departamento de Sismologia do órgão turco de situações de emergência (Afad).



Os sismólogos turcos estimaram a magnitude deste terremoto em 6,2. O Observatório de Atenas a estimou em 5,9.

Segundo as imagens divulgadas pelas redes de televisão turcas, o abalo telúrico provocou um movimento de pânico entre os moradores de Canakkale (nordeste) que saíram às ruas.

As autoridades locais não indicaram feridos ou danos materiais.

De acordo com sismólogos, a megalópole de Istambul, situada a cerca de vinte quilômetros da falha norte da Anatolia, e seus mais de 15 milhões de habitantes vivem sob a ameaça de um terremoto devastador.

Recentemente, no dia 23 de outubro de 2011, um forte tremor de terra provocou a morte de mais de 600 pessoas no leste da Turquia. Ele foi seguido, em 12 de novembro de 2011, por um segundo terremoto que deixou 40 mortos na mesma região.