Mundo

Violento terremoto no mar Egeu é sentido no noroeste da Turquia

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 14:25
Istambul - Um violento tremor de terra foi registrado nesta terça-feira à tarde no mar Egeu e foi sentido em todo o noroeste da Turquia, incluindo Istambul, sem deixar vítimas, indicaram as autoridades turcas.

O sismo ocorreu a 17 km de profundidade, a pouco menos de cem quilômetros da costa turca, declarou à imprensa Murat Nurlu, diretor do Departamento de Sismologia do órgão turco de situações de emergência (Afad).



Os sismólogos turcos estimaram a magnitude deste terremoto em 6,2. O Observatório de Atenas a estimou em 5,9.

Segundo as imagens divulgadas pelas redes de televisão turcas, o abalo telúrico provocou um movimento de pânico entre os moradores de Canakkale (nordeste) que saíram às ruas.

As autoridades locais não indicaram feridos ou danos materiais.

De acordo com sismólogos, a megalópole de Istambul, situada a cerca de vinte quilômetros da falha norte da Anatolia, e seus mais de 15 milhões de habitantes vivem sob a ameaça de um terremoto devastador.

Recentemente, no dia 23 de outubro de 2011, um forte tremor de terra provocou a morte de mais de 600 pessoas no leste da Turquia. Ele foi seguido, em 12 de novembro de 2011, por um segundo terremoto que deixou 40 mortos na mesma região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação