Mundo

Dois soldados indianos são mortos pelo Exército Paquistanês na Caxemira

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 14:43
Srinagar - Dois soldados indianos foram mortos nesta terça-feira pelo Exército paquistanês perto da fronteira disputada entre os dois países, na Caxemira, e um deles foi mutilado, informou o Exército indiano.

A troca de tiros entre soldados dos dois exércitos dos países rivais ocorreu por volta de meio-dia (04h30 de Brasília), após uma patrulha indiana encontrar militares paquistanesas que tentavam penetrar no território indiano, informou à AFP um porta-voz do Exército indiano.

"Foi uma patrulha terrestre que viu algo suspeito. Em seguida, houve uma troca de tiros com tropas paquistanesas", disse o porta-voz, Rajesh Kalia. "Perdemos dois soldados e um deles foi gravemente mutilado", acrescentou.



"Os intrusos eram soldados (paquistaneses) e estavam a 400-500 metros dentro de nosso território", indicou, acrescentando que o incidente ocorreu na região de Mendhar, cerca de 170 km a oeste da cidade de Jammu, a capital da Caxemira indiana.

O Ministério indiano da Defesa condenou "o gesto de provocação" do Paquistão.

"O governo indiano considera o incidente um gesto de provocação e nós o condenamos", declarou o ministério em um comunicado. "O governo vai discutir o incidente com o governo paquistanês", prosseguiu.

Em Islamabad, um porta-voz do Exército negou o que chamou de uma "alegação indiana de disparo injustificado".

Domingo, o Paquistão afirmou que tropas indianas haviam cruzado a fronteira conhecida como Linha de Controle, e destruído um posto militar.

A Índia nega ter cruzado a Linha de Controle, indicando que seu soldados apenas responderam com armas de fogo leves aos disparos do lado paquistanês que atingiram uma casa em uma aldeia.

O Ministério indiano das Relações Exteriores afirmou nesta terça-feira que as tropas indianas realizaram ações de "represália controladas" no domingo contra o Paquistão, depois de "disparos injustificados" que danificaram uma habitação privada.

Um cessar-fogo foi estabelecido em 2003 ao longo da Linha de Controle, mas é periodicamente violado por ambos os lados.

Três guerras foram travadas entre a Índia e o Paquistão desde a independência do Império Britânico em 1947. Duas delas envolveram a Caxemira, fortemente militarizada em ambos os lados.

Índia e Paquistão reivindicam a Caxemira. Cada um administra uma parte deste território. O lado indiano, uma região de maioria muçulmana, registra desde 1989 conflitos com separatistas.

Cerca de 47.000 pessoas foram mortas. Os confrontos diminuíram nos últimos anos.

A Índia havia congelado o processo de paz com o Paquistão, após os ataques de Mumbai, em 2008, mas retomou as negociações em fevereiro de 2011.

Enquanto o impasse permanece sem solução sobre a questão da Caxemira, os dois países realizaram recentemente progressos significativos em assuntos menos sensíveis como, por exemplo, o comércio bilateral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação