Mundo

Capriles pede a líderes regionais que não se prestem a jogo partidário

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 15:41
Caracas - O líder da oposição venezuelana Henrique Capriles pediu nesta terça-feira aos chefes de Estado da América Latina que não se prestem a "um jogo de um partido político", referindo-se ao partido no poder, PSUV, e à polêmica em torno da posse de Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba.

"Digo aos presidentes de nossa América Latina: não se prestam a um jogo de um partido político, de uma interpretação tendenciosa que quer dar um partido político na ausência do presidente da República", disse Capriles.

O líder da oposição mencionou Dilma Rousseff, a argentina Cristina Kirchner, o colombiano Juan Manuel Santos, o equatoriano Rafael Correa e Evo Morales, da Bolívia.



"Estão convidando os presidentes de outros países para vir ao nosso país no dia 10 de janeiro para endossar um problema na Constituição", afirmou Capriles, referindo-se à passeata organizada pelo governo em Caracas, para a qual foram confirmadas as presenças do uruguaio José Mujica, do presidente boliviano, Evo Morales, e do ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño.

A oposição sustenta que Chávez, hospitalizado em Cuba, não pode tomar posse na quinta-feira e, por isso, a Assembleia Nacional deve declarar sua ausência temporária e entregar a presidência ao presidente da Câmara, Diosdado Cabello.

Também rejeita que o governo continue no cargo, já que quinta-feira termina o período constitucional vigente e começa o novo.

O governo, por sua vez, afirma que Chávez tomará posse diante do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), assim que tiver condições de fazê-lo.

A Constituição prevê que o presidente deve tomar posse em 10 de janeiro perante a Assembleia Nacional e que em uma situação excepcional pode fazê-lo no STF, sem fixar uma data.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação