Mundo

Reunião na Inglaterra vai preparar a Síria para o pós-Assad

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 16:31
Londres - Uma reunião fechada para a imprensa com a presença de especialistas e líderes da oposição síria será realizada quarta e quinta-feira no sul da Inglaterra para preparar o pós-Bashar al-Assad, anunciou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores que organiza o evento.

Especialistas na gestão de saídas de conflito, membros diretores da Coalizão opositora síria e representantes de países árabes e de agências multilaterais participarão da reunião fechada para a imprensa no Wilton Park, um centro de conferências no Sussex (sul), de acordo com o ministério.



"O objetivo do Reino Unido é estimular a reflexão internacional e preparar uma transição política conduzida pelos sírios", declarou um porta-voz do Foreign Office. "Estamos fazendo tudo o que podemos para acabar com a violência na Síria e chegar à verdadeira transição política", completou.

O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, repetiu nesta terça-feira no Twitter que a saída do presidente sírio Bashar al-Assad é inevitável. Ele considerou "essencial que a comunidade internacional prepare o amanhã da Síria", palco há 21 meses de um conflito que deixou mais de 60.000 mortos segundo a ONU.

Os debates serão supervisionados por um alto funcionário, David Quarrey, encarregado do Departamento de Oriente Médio e África no Foreign Office. O secretário de Estado, Alistair Burt, encerrará o evento na quinta-feira a tarde.

Domingo, em uma rara aparição pública, Bashar al-Assad propôs um plano político que o mantém no poder, solução rapidamente rejeitada pela Coalizão síria, que exige sua saída para pôr fim aos conflitos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação