Mundo

Estados Unidos desejam pronta recuperação a Hugo Chávez, afirma porta-voz

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 16:55
Washington - Os Estados Unidos desejam ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, uma "pronta recuperação" de sua delicada cirurgia em Havana, declarou nesta terça-feira (8/1) a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Washington acompanha "de perto" as "discussões entre venezuelanos" sobre o futuro político do país e sua preocupação é que "todas as vozes sejam ouvidas", acrescentou Nuland em uma entrevista coletiva à imprensa.

"Obviamente estamos preocupados com seu estado de saúde, como seria o caso com qualquer um que sofre o que ele (Chávez) está sofrendo, e o desejamos uma pronta recuperação", disse Nuland.

Os Estados Unidos não se manifestam sobre qual deve ser o caminho a seguir para a Venezuela a partir de quinta-feira, se Chávez não puder ir a Caracas para tomar posse, afirmou a porta-voz à imprensa.

"Este é um tema que os venezuelanos devem decidir e devem fazê-lo de maneira que sejam incluídas todas as vozes na discussão, e de forma livre", considerou.

O líder opositor Henrique Capriles pediu nesta terça-feira ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que se pronuncie sobre o "conflito constitucional" que o país atravessa.



Os Estados Unidos, que reconheceram na semana passada que mantêm contato com o regime e com a oposição, querem que todas essas vozes sejam ouvidas, insistiu a porta-voz.

Em todo caso, "não há explicação para a violência para nenhuma das partes", insistiu a porta-voz.

Chávez, de 58 anos, o líder político mais problemático para os Estados Unidos na América Latina, luta para vencer um câncer que não teve seus detalhes revelados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação