Mundo

Cerca de 14 milhões de mulheres consomem álcool em excesso nos EUA

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 18:41
Washington - Cerca de 14 milhões de mulheres e adolescentes americanas são afetadas pelo fenômeno do "binge drinking" (beber em excesso), consumindo regularmente seis doses de álcool em uma mesma noite, indicaram nesta terça-feira (8/1) as autoridades de saúde.

Segundo um relatório dos Centros Federais de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), que alerta para este problema de saúde normalmente subestimado, estas mulheres e adolescentes participam cerca de três vezes por mês deste tipo de noitada, apesar de o consumo de álcool ser considerado excessivo na mulher a partir de quatro doses.

Este fenômeno é mais frequente entre as mulheres de 18 a 34 anos e as adolescentes. Normalmente são mulheres brancas e hispânicas de lares onde a renda anual é de 75.000 dólares ou mais.

Metade de todas as adolescentes que consomem álcool reconhecem que bebem pelo menos quatro doses em cada noitada, indicam os CDC.

Beber em excesso provoca cerca de 23.000 mortes por ano entre as mulheres e estudantes do ensino secundário nos Estados Unidos.

"Beber demais é a causa de um grande número de problemas de saúde e existem meios de evitá-lo", ressalta o doutor Thomas Frieden, diretor dos CDC, citando programas para aconselhar as mulheres e as meninas mais jovens para prevenir estes excessos.

"É verdadeiramente alarmante observar que um consumo tão excessivo de álcool é comum entre as mulheres e as adolescentes", lamentou o doutor Robert Brewer, responsável pelo programa sobre álcool dos CDC.



Para este relatório, os pesquisadores desses centros estudaram os hábitos de consumo de álcool de cerca de 278.000 mulheres americanas de mais de 18 anos, assim como de 7.500 estudantes do ensino secundário durante um período de 30 dias em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação