Mundo

Líderes de Hamas e Fatah se reúnem para discutir reconciliação da Palestina

Agência France-Presse
postado em 09/01/2013 18:46
Cairo - O presidente palestino, Mahmud Abbas, e o chefe exilado do movimento islamita Hamas, Khaled Mechaal, iniciaram nesta quarta-feira (9/1) no Cairo uma reunião para relançar o processo de reconciliação, segundo um correspondente da AFP no local.

É o primeiro encontro desde fevereiro de 2012 entre os líderes dos grupos rivais Fatah (que governa a Cisjordânia) e Hamas (no poder em Gaza). Os dois partidos também se reunirão com o presidente egípcio, o islamita Mohamed Mursi. Também participam dos encontros delegações de ambos os lados.

O Egito já havia mediado um acordo de reconciliação, concluído em 27 de abril de 2011 no Cairo, mas que, em grande parte, não foi aplicado. O porta-voz da Presidência egípcia, Yaser Ali, havia anunciado na terça-feira um encontro entre os três lados, mas na quarta-feira foi decidido que Mursi receberia separadamente Abbas e Mechaal, antes do encontro entre os dois líderes palestinos.



Em um comunicado publicado pela assessoria de imprensa do governo de Gaza, Yusef Rizq, o conselheiro político do chefe do governo do Hamas, Ismail Haniyeh, manifestou seu desejo de êxito para a reunião entre Mechaal e Abbas.

"O convite do Egito não significa necessariamente que esta reunião levará a uma aplicação séria das medidas discutidas" no acordo de 2011, avisou Rizq. "A insistência de Abbas na organização de eleições afeta a atmosfera da reunião de reconciliação", afirmou, considerando também que um acordo "deveria ser aplicado em sua totalidade e simultaneamente em todas as cláusulas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação