Mundo

Líderes de Hamas e Fatah acertam reconciliação palestina em encontro

Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 06:16
Cairo - O presidente palestino, Mahmud Abbas, e o chefe exilado do movimento islâmico Hamas, Khaled Mechaal, se comprometeram nesta quarta-feira (9/1), no Cairo, a relançar o processo de reconciliação, ao final de uma reunião na capital egípcia.

Os dois líderes concordaram em "aplicar o acordo de reconciliação" firmado entre ambos movimentos em 27 de abril de 2011, mas que não avançou por divergências sobre sua aplicação, declarou à AFP um membro do bureau político do Hamas, Ezzat el Rishk. "As duas partes concordaram em pedir a todas as facções palestinas que apliquem o acordo de reconciliação", acrescentou o chefe dos serviços secretos egípcios, Mohammed Chehata, que assistiu à reunião.

O encontro, que visava "dar um impulso à reconciliação", "transcorreu em ótimo ambiente e foi promissor". Segundo o porta-voz da presidência egípcia, Yasser Ali, "Fatah e Hamas concordam em abordar as medidas de reconciliação". Este foi o primeiro encontro desde fevereiro de 2012 entre os líderes de Fatah (que governa a Cisjordânia) e Hamas (no poder em Gaza).



Antes da reunião, os dois líderes foram recebidos pelo presidente egípcio, o islamita Mohamed Mursi. O Egito já havia mediado o acordo de reconciliação de abril de 2011, no Cairo. Mursi prometeu a Abbas que "trabalhará pela suspensão do bloqueio a Gaza e para ajudar os palestinos a superar sua crise financeira, atuando junto aos contribuintes e à Irmandade Muçulmana", segundo o responsável do Fatah Azzam al Ahmad.

A Liga Árabe prometeu em dezembro conceder uma "rede de segurança" de 100 milhões de dólares mensais à Palestina para paliar as sanções israelenses impostas como represália ao reconhecimento da Palestina como Estado observador das Nações Unidas, em novembro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação