Mundo

Fitch rebaixa nota da dívida soberana da África do Sul em um nível

Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 17:12
Joanesburgo - A Fitch rebaixou nesta quinta-feira (10/1) a nota da dívida soberana da África do Sul em um nível, a ;BBB;, citando as fracas perspectivas de crescimento e o aumento das tensões sociais e políticas.

"O desempenho do crescimento econômico e suas perspectivas deterioraram, afetando as finanças públicas e ampliando as tensões políticas e sociais", disse a agência de classificação em um comunicado explicando a ação.

A degradação segue os passos da Standard;s and Poor;s e da Moody;s, que reduziram suas avaliações da África do Sul a níveis similares no ano passado.

A Fitch acrescentou que a perspectiva da nota, que está próxima ao menor nível de grau de investimento, era estável.

"Protestos contra a qualidade de alguns serviços cresceram a níveis recordes em 2012 e a economia foi assolada por greve violentas que afetaram o crescimento", disse a agência.

Greves em minas sem precedentes no ano passado deixaram mais de 50 pessoas mortas e custou mais de um bilhão de dólares em perdas na produção.

A Fitch alertou que os acordos salariais sobre os ganhos de produtividade estão acabando com a competitividade na África do Sul.



O crescimento lento e a corrupção crescente prejudicaram a capacidade das autoridades em melhorar os padrões de vida da maior economia africana.

O desemprego está paralisado em 25% e o PIB cresceu apenas 2,2% em 2012, de acordo com a agência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação