Mundo

Barack Obama anuncia nomeação de Jack Lew para secretário do Tesouro

"Acredito em seu julgamento. Valorizo sua amizade", disse Obama ao fazer o anúncio nesta quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 18:21
Washington - O presidente Barack Obama anunciou a nomeação de Jack Lew para o cargo de secretário do Tesouro nesta quinta-feira (10/1), em substituição a Tim Geithner e pediu ao Senado que o confirme o quanto antes.

"Acredito em seu julgamento. Valorizo sua amizade", disse Obama ao fazer o anúncio na Casa Branca junto a Lew, que atualmente é secretário geral da Presidência.

"Não consigo pensar em uma pessoa melhor para continuar o trabalho de Tim no Tesouro que Jack Lew", disse Obama.

"Jack sabe que cada número em uma página, cada dólar que orçamos, cada decisão que tomamos, deve ser uma expressão do que desejamos ser como nação", informou "Por isso, espero que o Senado o confirme o mais rápido possível", disse Obama.

Ao nomeá-lo para liderar o Departamento do Tesouro, Obama, se separa com pesar deste homem de 57 anos que, como secretário geral da Presidência, foi seu braço direito durante pouco menos de um ano, depois de ter passado quatorze meses à frente do Escritório de Orçamento da Casa Branca (OMB).

O presidente Bill Clinton o incluiu em 1993 entre seus assessores. No ano seguinte foi nomeado ao OMB, onde subiu todos os degraus até se transformar em diretor, cargo equivalente ao de secretário de Estado para o Orçamento, que ocupou entre 1998 e 2001.

Durante esses quatro anos, o orçamento dos Estados Unidos teve excedente pela última vez até agora e pela primeira vez desde 1960.

Seu primeiro desafio será obter rapidamente um aumento do teto da dívida, atualmente em 16,394 trilhões de dólares e do qual o Estado está pouco abaixo. Contudo, essa situação pode durar até o final de fevereiro.

Ele também deverá abordar os cortes automáticos do gasto público previstos para o final de fevereiro após serem adiados em um acordo alcançado para evitar o "abismo fiscal", além do aumento de impostos, a partir de primeiro de janeiro, se a legislação não fosse modificada.

Obama destacou o êxito de Lew em conseguir superávits durante a administração Clinton, um argumento que não convence os republicanos.

"Sob a condução de Jack Lew no Escritório de Orçamento" da Casa Branca, "vimos déficits de trilhões de dólares sem uma tentativa séria de controlar o gasto", disse o senador republicano John Cornyn. O republicano Jeff Sessions também criticou a escolha de Lew.

"Acredito que este homem foi o arquiteto da política orçamentária de Obama. Acredito que está fundamentalmente equivocado e não penso que ele tenha sido honesto com o povo norte-americano sobre isso", disse Sessions.



Sua nomeação aconteceu quase simultaneamente com a do ex-senador republicano Chuck Hagel, para dirigir o Pentágono, e o conselheiro antiterrorismo do presidente, John Brennan, ao posto de diretor da CIA.

Todos deverão ser confirmados pelo Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação