Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 19:16
Washington - Os Estados Unidos esperam que qualquer transição política na Venezuela seja democrática e transparente, e inclua todos os venezuelanos, declarou nesta quinta-feira (10/1) a porta-voz do departamento de Estado Victoria Nuland.Washington, que tem mantido contatos diretos com o governo de Hugo Chávez, fez ofertas concretas para melhorar a relação bilateral, mas ainda é cedo para avançar neste processo, destacou Nuland.
O governo venezuelano realiza nesta quarta-feira, em Caracas, uma grande manifestação de apoio a Chávez - hospitalizado em Cuba após ser operado para retirar um câncer - no dia em que deveria tomar posse para seu terceiro mandato consecutivo.
"Qualquer que seja a transição, tem que ser produto de decisões e ações dos próprios venezuelanos, e precisa ser transparente, clara, democrática", explicou Nuland sobre a ausência de Chávez. "Como todos, estamos esperando para ver o próximo passo" no processo político venezuelano.
"Trocamos algumas ideias sobre como melhorar nossa relação", comentou Nuland. "Mas nosso sentimento neste momento é que estão muito ocupados com seus assuntos internos e vamos aguardar".
O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, confirmou que manteve contatos telefônicos com a responsável da diplomacia americana para a América Latina, Roberta Jacobson.
Os dois países não tem embaixadores nas respectivas capitais desde o final de 2010, quando o nomeado para assumir a representação diplomática americana em Caracas, Larry Palmer, teve o nome rejeitado por Chávez. Washington reagiu retirando o visto do embaixador venezuelano, Bernardo Alvarez.