Agência France-Presse
postado em 15/01/2013 17:07
Teerã - O Irã considera que os problemas no Mali "devem ser resolvidos pelos países africanos", afirmou nesta terça-feira (15/1) o porta-voz do Ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, segundo a agência oficial Irna."Insistindo na importância da paz e da estabilidade na África, consideramos que os problemas da África devem ser resolvidos pelos países africanos", declarou Mehmanparast, reagindo à intervenção francesa nesse país.
"O Mali é um país muçulmano e é necessário resolver seus problemas pela raiz", disse, sem entrar em detalhes.
Mehmanparast lamentou também "a morte de pessoas inocentes e o êxodo de milhares de pessoas nas regiões onde há confrontos".
A França lançou no dia 11 de janeiro uma intervenção no Mali para impedir o avanço de combatentes islamitas, que controlam o norte do país, para a capital Bamaco.
O presidente francês, François Hollande, explicou nesta terça-feira que o objetivo da França é "impedir a agressão terrorista", "deixar Bamaco em segurança" e "permitir que o Mali recupere a sua integridade territorial", ressaltando que a França não vai permanecer nesse país.