Agência France-Presse
postado em 15/01/2013 19:06
Washington - O governador de Maryland, Martin O;Malley, anunciou nesta terça-feira (15/1) que apresentará ainda esta semana um projeto de lei para abolir a pena de morte no estado americano podendo tornar-se no 18; a eliminar esta pena.O democrata afirmou que este tipo de punição não é capaz de deter o crime.
"Para cada dólar que gastamos na pena de morte que não é eficaz, deixamos de investir um dólar no combate ao crime, o que realmente funciona", defendeu O;Malley em uma coletiva de imprensa organizada pela Associação Nacional de Promoção às Pessoas de Cor (NAACP), um grupo de advogados que defende causas de americanos afrodescendentes.
Um a cada 8,7 americanos condenados à morte é inocente, afirmou O;Malley.
O estado de Maryland não executa nem anuncia uma sentença de pena capital desde 2005, segundo o Centro de Informação sobre a Pena de Morte (DPIC). Neste momento, existem cinco presos a espera no corredor da morte.
O;Malley lançou, pela primeira vez, uma campanha contra a pena de morte em 2009. Ele considera a pena "intrinsecamente injusta" e se comprometeu a pagar os familiares das vítimas o dinheiro que teria sido utilizado para as suas execuções. No entanto, este projeto de lei fracassou.
Grande parte das execuções ocorrem em países como Irã, Coreia do Norte, China, Iêmen e EUA.
No último ano, Connecticut se tornou o 17; estado americano a abolir a pena de morte, elevando assim a 29 o número de estados que já renunciaram a este tipo de condenação.