Agência France-Presse
postado em 16/01/2013 11:52
Cabul - Um grupo de terroristas suicidas talibãs atacou nesta quarta-feira (16/1) um complexo dos serviços afegãos (NDS) no centro de Cabul, matando dois guardas antes de serem abatidos.Além disso, ao menos 30 civis ficaram feridos no ataque. Os atentados suicidas são a arma predileta dos rebeldes para atingir os inimigos do governo de Cabul e aliados ocidentais nas grandes cidades afegãs, incluindo a capital. Às 12h locais (6h30 de Brasília), uma forte explosão que foi ouvida em diversos bairros de Cabul marcou o início do ataque, em uma rua movimentada perto da ultraprotegida zona verde e do ministério do Interior.
[SAIBAMAIS]"Havia cinco homens. O primeiro detonou um carro-bomba na porta (do complexo). Os outros quatro foram abatidos pela polícia e por guardas do NDS quando se aproximavam", afirmou Sediq Sediqi, porta-voz do ministério do Interior. As forças de segurança afegãs encontraram um segundo carro-bomba e o desativaram, anunciou a polícia. Os talibãs reivindicaram o atentado em uma mensagem de texto enviada à AFP.
O Afeganistão enfrenta uma insurreição liderada pelos talibãs desde que uma coalizão da Otan dirigida pelos Estados Unidos os retirou do poder, após os atentados de 11 de setembro de 2001. Apesar de uma forte mobilização de soldados estrangeiros, os rebeldes não foram derrotados. Os atentados suicidas e as minas de fabricação caseira são suas armas preferidas.