Mundo

Confrontos em minas de ouro em Darfur matam mais de 100, diz ONU

Agência France-Presse
postado em 16/01/2013 22:10
Mais de 100 pessoas morreram em em confrontos pelo controle de minas de ouro na conflituosa região de Darfur, no Sudão, informou a ONU esta quarta-feira.

Várias aldeias do norte de Darfur foram incendiadas nos confrontos entre tribos rivais este mês e homens armados bloquearam caminhos para evitar que observadores das Nações Unidas entraram na região, disse o porta-voz Martin Nesirky a jornalistas.

As batalhas entre tribos contribuíram para o ressurgimento da violência em Darfur, onde o governo de Cartum tem estado combatendo uma rebelião na década passada. A ONU sustenta que mais de 300 mil pessoas morreram desde 2003.

"Mais de 100 pessoas morreram e por volta de 70.000 deixaram seus lares nas áreas das minas de ouro de Jebel Amir de Darfur do Norte" durante os novos confrontos, diz Nesirky em um comunicado.

O porta-voz acrescentou que os confrontos diminuíram nos últimos cinco dias e que a missão da União Africana em Darfur (UNAMID) estava enviando 75 toneladas de ajuda humanitária e fornecendo segurança aos caminhões do Programa Mundial de Alimentos que ingressam na região.

Os combates chegaram ao seu ponto culminante entre 5 e 9 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação