Mundo

Milhares de curdos prestam homenagem a militantes assassinadas na França

Agência France-Presse
postado em 17/01/2013 12:24
Manifestantes seguram cartazes com imagens das vítimas durante protesto
Diyarbakir - Milhares de curdos se reuniram nesta quinta-feira (17/1) em uma praça de Diyarbakir, a principal cidade da região curda (sudeste) da Turquia, para prestar homenagem às três militantes assassinadas na semana passada em Paris.

Entre as vítimas estava Sakine Cansiz, de 55 anos, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e muito próxima a Abdulá Ocalan, o líder do movimento armado que está preso na Turquia. Os caixões das mulheres serão expostos para a multidão.

[SAIBAMAIS]A presença da polícia era discreta a uma hora do início da cerimônia na Praça Batikent, localizada na periferia da cidade. Os assassinatos a tiros, visivelmente execuções, ocorreram em meio às negociações de paz entre Ancara e Ocalan. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou este triplo homicídio como um "acerto de contas" entre membros do PKK ou um ataque com o objetivo de "sabotar" o processo de paz.



Erdogan pediu aos partidários da causa curda que não interrompam o processo em andamento e evitem qualquer excesso em Diyarbakir. O prefeito da cidade, Osman Baydemir, assegurou na quarta-feira (16/1) que esta manifestação seria pacífica. "A atitude dos habitantes de Diyarbakir será de defender o clima de paz e o processo de diálogo", insistiu. Os três corpos serão enterrados na sexta-feira (18/1) nas cidades de origem de cada vítima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação