Mundo

Forte cheiro de gás de usina química em Normandia chega à Grã-Bretanha

Todas as atividades da usina foram paralisadas por decisão das autoridades francesas. No entanto, a nuvem de gás não é prejudicial à saúde, garante governo

Agência France-Presse
postado em 22/01/2013 13:14
Londres - O forte cheiro de gás provocado por um vazamento em uma empresa química, que causou alarme no noroeste da França, da Normandia até Paris, também chegou ao sul da Grã-Bretanha, indicou a polícia britânica. Esta nuvem, sem risco para a saúde, segundo as autoridades francesas, se formou na manhã de segunda-feira (21/1) da empresa Lubrizol, situada em Ruán (Normandia), 110 km a oeste de Paris, após uma reação química imprevista envolvendo mercaptano.

"Pouco depois das 7h30 locais começamos a receber ligações de moradores da costa leste de Sussex sobre um cheiro de gás", afirmou a polícia de Sussex (leste) em um comunicado divulgado em seu site. A polícia do condado vizinho de Kent também recebeu muitas chamadas, acrescentou.

Após o vazamento, todas as atividades da usina química foram detidas por decisão das autoridades locais na segunda-feira à noite, afirmaram nesta terça-feira (22/1) os ministros franceses de Ecologia e do Interior, Delphine Batho e Manuel Valls. "Os serviços do Estado foram imediatamente ao local e ontem (segunda-feira) à noite um decreto da administração foi emitido para que cessasse toda a exploração", escreveram os ministros em um comunicado.



A ministra da Ecologia, que se encontrava em Berlim participando da celebração do 50; aniversário do Tratado franco-alemão do Eliseu, anunciou pouco antes que partia urgentemente rumo a Ruán. O mercaptano é um produto utilizado para "perfumar" o gás de uso doméstico inodoro a fim de que seja possível detectar vazamentos e evitar acidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação