Agência France-Presse
postado em 22/01/2013 15:22
Bagdá - Ao menos 25 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira (22/1) em uma nova onda de ataques no Iraque, país que sofre quase que diariamente com a violência e vive à beira de uma crise política que perdura. Seis pessoas morreram na explosão de um carro-bomba perto de uma base do exército em Taji, ao norte de Bagdá.Ao sul da capital, cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas em Mahmudiyah, em um atentado suicida com carro-bomba. Um terceiro veículo explodiu perto de um mercado no bairro de maioria xiita de Shula, no norte de Bagá, fazendo cinco mortos e 12 feridos.
Na província de Diyala (centro), um miliciano anti-Al-Qaeda foi morto e seis outros feridos em ataques com bombas, enquanto quatro oficiais das forças curdas foram mortos na explosão de uma bomba colocada na estrada de Tuz Khurmatu (norte).
[SAIBAMAIS]Perto da cidade de Ba;ji, 200 km ao norte de Bagdá, quatro funcionários de uma companhia de petróleo e um membro da segurança morreram em um ataque.
Os atentados ainda não foram reivindicados, mas carregam as marcas dos grupos extremistas sunitas, principalmente a Al-Qaeda, que realiza regularmente ataques contra personalidades políticas, membros da comunidade xiita e das forças de segurança.
Essa nova onda de violência ocorre após quatro dias de relativa calma seguidos de uma série de ataques, entre os dias 15 e 17 de janeiro, reivindicados pelo braço iraquiano da Al-Qaeda, e nos quais cerca de 90 pessoas morreram.