Mundo

Presidente Hugo Chávez ainda não tem data de retorno à Venezuela

Apesar das informações sobre a melhora do estado de saúde do líder venezuelano, ainda não se sabe quando ele voltará ao país

Agência France-Presse
postado em 22/01/2013 18:43
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ainda não tem prevista uma "data de retorno" ao seu país, apesar de um informe "animador" sobre seu estado de saúde, enviado de Havana, onde está hospitalizado há mais de um mês, informou esta terça-feira o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

"Foi muito animador o informe que nos deu o colega Jorge Arreaza (ministro da Ciência e Tecnologia e genro do chefe de Estado) com relação à evolução da saúde do comandante. No entanto, não está prevista uma data para seu retorno" à Venezuela, disse Villegas ao final de um conselho de ministros.

Arreaza é marido da filha mais velha de Chávez, Rosa Virginia, e esteve em Havana acompanhando a família desde o dia da última cirurgia do presidente, em 11 de dezembro.



Ele agora está na Venezuela.

Villegas afirmou que o presidente "acompanha com atenção os acontecimentos na Venezuela" e disse que durante uma reunião na segunda-feira com o chanceler venezuelano, Elías Jaua, mostrou que está com bom "ânimo", "brincou" e "riu", reiterando a informação divulgada pelo próprio ministro na segunda-feira.

"Lá (em Havana) teve uma reunião com o chanceler (...), que trocou impressões sobre o desenvolvimento e acontecimentos do país. Tem estado muito bem de ânimo, fez brincadeiras com o chanceler", acrescentou.

O chanceler informou sobre um encontro com Chávez em sua conta no microblog Twitter (@JauaMiranda) e disse que o governante "tomou decisões" sobre a participação da Venezuela na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Carine (Celac), que se celebra nos dias 26 e 27 de janeiro no Chile.

"Compatriotas, saindo da reunião com nosso presidente, comandante Hugo Chávez. Fizemos brincadeiras e rimos", escreveu o chanceler.

No domingo, o vice-presidente Nicolás Maduro informou que Chávez "está saindo do pós-operatório e vai entrar em uma nova fase do tratamento".

Chávez, de 58 anos, foi afetado por uma insuficiência respiratória a partir de uma infecção que se seguiu à cirurgia contra o câncer, contra o qual luta desde meados de 2011, mas cuja localização exata nunca foi informada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação