Jornal Correio Braziliense

Mundo

Julian Assange critica filme de Hollywood sobre o site WikiLeaks

Para ele, o filme é um ataque de propaganda massiva contra o WikiLeaks e os membros da equipe



No roteiro que teve em mãos, disse, a primeira cena se situa no interior de um complexo militar iraniano onde os documentos carregam símbolos nucleares. "O que isso tem a ver conosco?", perguntou Assange, que vive refugiado desde junho passado na Embaixada equatoriana para evitar sua extradição à Suécia por um caso de suposto estupro e agressão sexual, acusações das quais afirma ser inocente.

Os estúdios DreamWorks de Hollywood anunciaram na terça-feira o início da filmagem da obra sobre o WikiLeaks, com o ator Benedict Cumberbatch como Julian Assange e o hispânico-alemão Daniel Brühl no papel de seu ex-porta-voz, Daniel Domscheit-Berg. O diretor de "The Fifth Estate" é Bill Condon, que realizou os dois últimos filmes da saga de vampiros "Crepúsculo: Amanhecer" e, anos antes, "Deuses e Monstros" (1998).

[SAIBAMAIS]O Equador concedeu asilo político a Julian Assange, mas Londres quer aplicar a ordem de prisão sueca. O WikiLeaks provocou a ira dos Estados Unidos com a publicação, em 2010, de milhares de documentos secretos sobre as guerras de Iraque e Afeganistão, e mensagens diplomáticas confidenciais que deixaram em situação constrangedora governos de todo o mundo.