Mundo

John Kerry diz querer reforçar relações entre EUA e China

Agência France-Presse
postado em 24/01/2013 19:42
O senador americano John Kerry, nomeado pelo presidente Barack Obama como secretário de Estado, disse nesta quinta-feira que tentará "reforçar" as relações entre China e Estados Unidos, embora tenha advertido que há um "longo caminho" pela frente.

Kerry pretende "buscar o reequilíbrio e o reforço das relações (dos Estados Unidos) com a China", segundo suas declarações ao Senado durante a audiência para confirmar a sua nomeação à frente do Departamento de Estado.

O provável próximo chefe da diplomacia americana disse que pretende manter a política externa voltada para a Ásia -e particularmente para a China- que teve início com o primeiro mandato de Obama, há quatro anos.

"É absolutamente crucial para nós reforçar as relações com a China", afirmou Kerry à Comissão de Assuntos Exteriores.

Ele disse que China e Estados Unidos "não deveriam se ver como adversários", porque, apesar, de continuarem sendo "concorrentes" econômicos, podem cooperar em diferentes áreas.

Kerry defendeu uma cooperação maior entre ambos os países nos grandes temas internacionais, como a mudança climática e a política energética.

"A China está cooperando conosco na questão do Irã. Acredito que poderíamos fazer mais, talvez, em relação à Coreia do Norte", acrescentou o senador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação