Agência France-Presse
postado em 24/01/2013 22:12
O ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, anunciou nesta quinta-feira à noite que 2.400 soldados franceses estão mobilizados em território malinense, integrando a operação Serval iniciada há duas semanas."Desde 11 de janeiro, a França está envolvida em uma intervenção no Mali contra os grupos jihadistas que queriam fazer desse país um santuário terrorista", disse Le Drian à imprensa.
"No momento em que estou falando, 3.700 militares franceses, incluindo 2.400 no terreno, estão ao lado das forças armadas malinenses e dos primeiros elementos da MISMA (força da África Ocidental, nr) em combates decisivos contra os jihadistas", acrescentou.
Soldados da força africana, que teve a sua mobilização aprovada pela ONU, começaram na quarta-feira à se dirigir para o centro do Mali. Cento e sessenta soldados de Burkina Faso chegaram a Markala (270 km ao norte de Bamaco) para substituir os franceses.
Enquanto isso, mais de 2.000 soldados chadianos e 500 nigerinos estão sendo mobilizados em Ouallam, no Níger, perto da fronteira com o Mali. Eles ficarão encarregados de abrir uma nova frente para combater os grupos islamitas armados em território malinense.