Mundo

Confronto depois de motim em prisão da Venezuela deixa pelo menos 50 mortos

Agência France-Presse
postado em 26/01/2013 08:45

Caracas - Pelo menos 50 pessoas morreram e 90 ficaram feridas nesta sexta-feira durante um motim na prisão venezuelana de Uribana, localizada no estado de Lara (noroeste), informou à AFP o diretor do Hospital Central Antonio María Pineda, Ruy Medina.

"Às 20h00 (locais) tínhamos 90 feridos, a maior parte deles por armas de fogo, com um número verdadeiramente alarmante de 50 mortos, pelo menos, que estão no hospital central", disse Medina.

"A partir das 11h00 da manhã de hoje começaram a dar entrada na emergência do hospital central feridos procedentes da prisão de Uribana (...) durante o dia operamos 14 feridos, que precisavam de cirurgia", explicou o diretor do hospital.

Mais cedo, a ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, havia anunciado que uma revista em busca de armas gerou choques entre os detentos e as autoridades, que deixaram um "registro de afetados" indeterminado na prisão.

As penitenciárias da Venezuela estão superlotadas, gerando situações de insalubridade e violência entre presos. Dados oficiais indicam que há quase 50.000 reclusos, mas a estrutura carcerária só comporta cerca de 14.000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação