Mundo

Reino Unido e Alemanha devem enviar reforços ao Mali nos próximos dias

Alemanha estuda reforçar as tropas africanas no combate aos rebeldes islamitas. Além disso, governo britânico deve enviar 200 militares não combatentes ao país africano

postado em 29/01/2013 10:28
Os governos do Reino Unido e da Alemanha devem enviar reforços para o Mali nos próximos dias, com o objetivo de apoiar as forças africanas no combate aos rebeldes islamitas que atuam principalmente no Norte do país. De acordo com a agência pública de notícias de Portugal - Lusa -, o governo alemão sinalizou que pretende enviar o terceiro avião de transporte militar para Bamako, a capital. A aeronave seria utilizada no transporte de militares que estão sendo deslocados para o país africano.

Fontes do governo alemão defendem que com o envio de um terceiro avião Transal - modelo utilizado no apoio ao governo africano ; as duas aeronaves que já estão no continente poderiam apoiar diariamente a Missão Internacional de Apoio ao Mali, liderada pelas forças africanas (Afisma, na sigla inglesa).

[SAIBAMAIS]Além do reforço alemão, o governo africano ainda deve contar com o envio de 200 militares não combatentes do Reino Unido. A intenção do governo britânico é ajudar a França no treinamento das tropas da força africana. O governo do Reino Unido não divulgou mais detalhes da notícia que ganhou destaque nos jornais britânicos.



O Mali é o sétimo maior país do Continente Africano em extensão e um dos mais populosos da região, cercado por sete países ; Argélia, Níger, Mauritânia e Senegal, além da Costa do Marfim, Guiné e de Burkina Faso. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais da metade vive abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e histórico de golpes de Estado fazem parte do cotidiano do Mali.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação