Mundo

Coreia do Sul entra para seleto clube espacial ao lançar satélite

O êxito sul-coreano acontece poucas semanas depois de a Coreia do Norte ter executado um lançamento espacial com sucesso

postado em 30/01/2013 18:47
Seul - A Coreia do Sul entrou nesta quarta-feira (30/1) para o seleto clube de potências espaciais asiáticas, ao lado de China, Índia e Japão, ao conseguir colocar em órbita um satélite destinado a captar as radiações cósmicas. O êxito sul-coreano acontece poucas semanas depois de a Coreia do Norte ter executado um lançamento espacial com sucesso, que foi condenado pela ONU.

O foguete de 140 toneladas Korea Space Launch Vehicle (KSLV-I), de concepção russa-sul-coreana, decolou às 07h00 GMT (05h00 de Brasília) do centro espacial de Naro, na costa sul do país. Após subir por nove minutos, liberou o satélite STSAT-2C, destinado a recolher dados sobre as radiações cósmicas durante um ano, segundo fontes do programa espacial sul-coreano.



Foi um resultado positivo depois que os sucessivos fracassos em 2009 e 2010 colocaram em questão o futuro do programa de lançamento sul-coreano e ameaçaram sua ambição de se juntar à elite espacial mundial. Cientistas e autoridades comemoraram no centro espacial, aplaudindo e abraçando uns aos outros quando o satélite foi liberado.

Na capital, as centenas de pessoas que se reuniram em frente a um telão na principal estação ferroviária celebraram quando o foguete foi lançado e novamente quando sua ativação foi confirmada. "Após analisar vários dados, o foguete Naro pôs o satélite científico na órbita designada de forma bem sucedida", disse a jornalistas o ministro da Ciência no centro espacial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação