Mundo

Organização Panamericana de Saúde quer cobertura em toda América Latina

Essa é a meta da nova diretora da OPS ao assumir o cargo

Agência France-Presse
postado em 31/01/2013 17:47
Washington - A nova diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPS), Carissa Etienne, fixou como meta conseguir a cobertura médica universal em toda a América Latina e o Caribe, ao assumir o cargo esta quinta-feira (31/1).

"Obter acesso universal à cobertura médica em todas as Américas, esta é a minha paixão e o meu objetivo", disse Etienne, em meio a aplausos dos funcionários e do primeiro-ministro do seu país, Roosevelt Skerrit, entre outros.

"Temos tantos desafios quanto oportunidades em todas as Américas", disse esta médica de Dominica, que até agora era vice-diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, a região reduziu seus níveis de pobreza e experimentou um sólido crescimento econômico nos últimos anos.



Mas a desigualdade no acesso à cobertura de saúde ainda é um problema, afirmou a recém-empossada diretora, que fez deste objetivo uma de suas prioridades quando atuou como alta funcionária em seu país. "Não há uma forma única e fácil de alcançar isto", admitiu.

Etienne apelou à cooperação internacional, com outras agências, com o Banco Mundial, doadores privados e com o setor médico para consegui-lo. Etienne substitui a argentina Mirta Roses, que deixou a direção da OPS após nove anos de gestão. Na América Latina e no Caribe, 274 milhões de pessoas (46%) não têm seguro de saúde. Cento e vinte milhões de habitantes não têm acesso aos serviços de saúde por razões econômicas, 107 milhões por razões geográficas, segundo dados próprios da OPS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação