Agência France-Presse
postado em 31/01/2013 18:13
Washington - A Casa Branca advertiu nesta quinta-feira (31/1) que a decisão do Irã de modernizar as instalações de sua usina atômica de Natanz representa uma "nova escalada" na controvérsia em torno de seu programa nuclear."A instalação de novas centrífugas avançadas é uma nova escalada e uma contínua violação (...) das obrigações do Irã submetido às relevantes resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Um documento ao qual a AFP teve acesso nesta quinta mostra que o Irã pretende instalar equipamentos mais modernos em Natanz, uma de suas principais usinas nucleares. O documento, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), indica que o Irã informou em uma carta de 23 de janeiro que "as centrífugas do tipo IR2m serão utilizadas na Unidade A-22" na Usina de Enriquecimento de Combustível (FEP, sigla em inglês) de Natanz.
Um diplomata de Viena disse à AFP sob condição de anonimato que os novos equipamentos provavelmente serão utilizados para enriquecer urânio com pureza de 5%. Mais do que Natanz, a usina de Fordo suscita preocupação, pois esta enriquece urânio a 20%, significativamente mais próximo do nível de 90% necessário para fabricar uma bomba.