Mundo

Vice dos EUA convoca Irã a retomar negociações sobre programa nuclear

Joe Biden garante que os Estados Unidos impedirão o governo iraniano de produzir armas nucleares

Agência France-Presse
postado em 01/02/2013 10:11
Berlim - O vice-presidente americano, Joe Biden, fez um chamado a Teerã para que retome as negociações sobre seu programa nuclear, em uma entrevista publicada pela imprensa alemã nesta sexta-feira (1;/2), dia em que começa em Berlim seu giro pela Europa.

"Acreditamos que há tempo e margem para a diplomacia, acompanhada de pressão econômica", declarou ao jornal Süddeutsche Zeitung o número dois do governo americano, que chegou na manhã desta sexta-feira a Berlim para realizar um giro pela Europa que até terça-feira o levará à Alemanha, França e ao Reino Unido. Ao mesmo tempo, Biden advertiu Teerã que o tempo da diplomacia não irá durar. "A janela não estará aberta eternamente", declarou nesta entrevista.

[SAIBAMAIS]Biden insistiu que os Estados Unidos impedirão o Irã de produzir a bomba atômica. As grandes potências e Israel suspeitam que a República Islâmica utiliza seu programa civil para camuflar a intenção de se dotar da bomba, o que Teerã nega categoricamente. Há meses, Washington desenvolve uma estratégia de "via dupla" frente ao Irã, na qual mistura as sanções econômicas com as negociações diplomáticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação