Mundo

Pelo menos cinco pessoas morrem em violento terremoto nas Ilhas Salomão

O violento terremoto de 8,0 graus de magnitude provocou alertas de tsunami em outras áreas do Pacífico

Agência France-Presse
postado em 06/02/2013 06:22
Mapa mostra região afetada por terremotoPelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas após um violento terremoto de 8,0 graus de magnitude nas Ilhas Salomão, nesta quarta-feira (6/2), que provocou alertas de tsunami em outras áreas do Pacífico. Entre os mortos estão uma criança e quatro idosos - três mulheres e um homem, informou à AFP Chris Rogers, enfermeira do hospital de Lata nas ilhas Santa Cruz, pertencentes ao arquipélago das Salomão. O terremoto aconteceu às 1h12 GMT (23h12 de Brasília) entre as ilhas Salomão e Vanuatu, ao nordeste da Austrália, perto das ilhas Santa Cruz, afetadas por uma série de fortes tremores nos últimos dias, informou o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu o alerta de tsunami nas ilhas do Pacífico afetadas às 3h45 GMT, duas horas e meia depois do terremoto. Uma fonte da agência meteorológica japonesa informou, no entanto, que um pequeno tsunami era esperado na costa leste do Japão a partir das 7H30 GMT, com ondas de 50 cm. Segundo o USGS, uma onda de 55 cm de amplitude foi registrada na província Norte de Nova Caledônia, em Hiengh;ne, e uma de 48 cm na ilha de Lifu. Uma onda menor, de 18 cm, foi observada em Vanuatu.

O serviço geológico americano USGS informou que após o forte tremor, foram registrados outro dois fortes tremores secundários de 6,4 e 6,6 de magnitude também foram registrados. A mesma área já havia sido atingida por uma série de tremores na semana passada, a uma profundidade de 5,8 quilômetros. "As leituras do nível do mar indicam que um tsunami foi gerado," indicou o centro com sede no Havaí. "Pode ter sido destrutivo ao longo das costas perto do epicentro do terremoto e pode também ser uma ameaça para costas mais distantes". A agência de monitoramento de terremotos da Austrália e o centro do Pacífico indicaram que uma onda medindo três pés (90 centímetros) foi registrada em Lata, em Nedende, principal ilha de Santa Cruz. "Sabemos que um tsunami foi gerado", disse à AFP o sismologista australiano David Jepsen. Ele afirmou que, dependendo da localização do tremor, maiores ondas podem atingir qualquer outra parte. "De qualquer forma, é um grande terremoto, falando apenas em termos de tremor", disse.



Moradores da capital das Ilhas Salomão, Honiara, a 580 quilômetros do epicentro, disseram que o tremor não foi sentido, mas algumas aldeias ficaram destruídas, de acordo com o diretor de um hospital. "A informação que estamos recebendo é de que algumas aldeias a oeste e ao sul de Lata, ao longo da costa, foram destruídas, mas ainda não podemos confirmar isso", disse à AFP o diretor do hospital de Lata, Augustine Bilve. "Houve um tremor contínuo em Lata, mas não temos construções danificadas aqui", acrescentou.

Bilve declarou que pacientes do hospital estavam sendo retirados para que o local se preparasse para receber feridos das aldeias ao longo da costa. "Nos disseram que, após o tremor, ondas atingiram as aldeias. Até agora, estamos esperando em Lata e evacuando os pacientes para o caso de algum problema", disse.Um membro do serviço nacional de gerenciamento de catástrofes das Ilhas Salomão estava preocupado com a província de Temotu, no leste. "Se houver um impacto, esta vai ser a primeira província a ser atingida", disse o oficial, que não quis se identificar. Ele acrescentou que o centro nacional de operações de desastres tinha sido ativado e que estavam tentando entrar em contato que a população da província de Temotu.

O terremoto aconteceu entre as ilhas Salomão e Vanuatu, ao nordeste da Austrália, perto das ilhas Santa Cruz

Reincidente

Em 2007, um tsunami ocorrido após um terremoto de 8.1 de magnitude matou pelo menos 52 pessoas e deixou milhares de desabrigados nas Ilhas Salomão. As Ilhas Salomão estão no "Anel de Fogo", uma zona de intensa atividade tectônica no Oceano Pacífico que registra terremotos e erupções vulcânicas. O alerta de tsunami foi emitido para Ilhas Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, e Wallis e Futuna.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação