Agência France-Presse
postado em 06/02/2013 16:38
Washington - O presidente Barack Obama nomeará nesta quarta-feira a primeira mulher de seu gabinete de segundo mandato, a executiva Sally Jewell, como secretária do Interior, segundo um funcionário da Casa Branca.Obama tem sido criticado por preencher os altos cargos de sua equipe de governo apenas com homens brancos e de meia idade, por isso tem tentado promover a diversidade nos demais cargos, nomeando várias mulheres proeminentes.
Se o Senado aprovar esta decisão, Jewell - que preside a rede varejista Recreational Equipment Inc. - substituirá Ken Salazar na secretaria do Interior, a instância que gerencia os recursos naturais, a fauna, questões indígenas e parques nacionais.
"Ela acredita profundamente na tradição americana de preservar a natureza em nosso país e ao mesmo tempo compreende a relação intrínseca entre conservação e economia", indicou a Casa Branca.
"Também acredita que devemos ser bons administradores dos recursos naturais de nossa nação, ressaltando a prioridade do governo de expandir a produção de energia limpa e segura", acrescenta, destacando que Jewell começou sua carreira como engenheira na Mobil Oil Corporation.
Obama tem sido pressionado a promover a diversidade em seu gabinete após as nomeações de Chuck Hagel, John Kerry e Jack Lew como secretários de Defesa, Estado e Tesouro respectivamente.
Em janeiro, Obama nomeou a poderosa ex-promotora de Nova York, Mary Jo White, como presidente da Comissão de Valores para implementar suas reformas em Wall Street.