Mundo

Comentários de embaixador dos Estados Unidos irrita governo turco

Chanceler denunciou a detenção prolongada de oficiais, jornalistas, professores e deputados suspeitos de terem desejado derrubar o regime islâmico no país

Agência France-Presse
postado em 07/02/2013 14:05
Ancara - A Turquia denunciou nesta quinta-feira (7/2) os comentários do embaixador dos Estados Unidos nesse país, que criticou as detenções provisórias prolongadas de oficiais e de personalidades acusadas de complô.

"Os embaixadores devem ocupar-se de seus assuntos e não expressar opiniões que interfiram nos assuntos internos e judiciais da Turquia", declarou o vice-primeiro-ministro Bekir Bozdag, citado pela agência Anatólia.

[SAIBAMAIS]Francis Ricciardone, embaixador norte-americano em Ancara, denunciou durante um encontro com jornalistas turcos a detenção prolongada de centenas de oficiais reformados e na ativa, de jornalistas, professores universitários e de deputados suspeitos desde 2008 de ter desejado derrubar o regime islâmico moderado.



Insistiu principalmente na falta de transparência e clareza nas acusaçõs que pesam sobre estes suspeitos, cujo caso é fonte de controvérsia na Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação