Mundo

John Kerry encoraja Irã a levar a sério negociações sobre programa nuclear

Novo secretário de Estado americano disse que a janela da diplomacia permanece aberta para o Irã

Agência France-Presse
postado em 08/02/2013 20:45
Washington - O novo secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira (8/2) que a janela da diplomacia permanece aberta para o Irã, que se reunirá ainda neste mês com as potências mundiais para estabelecer novos diálogos sobre seu programa nuclear.

"A decisão está em última instância nas mãos do Irã", salientou Kerry em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu como titular do Departamento de Estado. "A comunidade internacional está pronta para responder se o Irã chegar preparado para falar de coisas substanciais".

"Se não estiverem, eles mesmos optarão por ficar mais isolados. Essa será uma escolha", afirmou em sua primeira reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores canadense, John Baird.

Teerã concordou em se reunir com as seis potências mundiais no próximo dia 26 de fevereiro em Almaty, no Cazaquistão, para discutir sobre desconfianças que têm em relação ao programa nuclear iraniano.

Leia mais notícias de Mundo

Sua última reunião ocorreu em maio em Bagdá, quando o grupo conhecido como P5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra, França e Alemanha) pediu ao Irã que parasse de enriquecer urânio, a parte de seu programa nuclear que mais preocupa estes países.

O P5%2b1 interrompeu bruscamente sua oferta de aliviar as sanções, de modo que o Irã abandonou a rodada seguinte de negociações prevista para a Rússia.

O secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, afirmou que o P5%2b1 colocará sobre a mesa uma oferta "atualizada e verdadeira" ao Irã no encontro de Almaty.

O Irã insiste que seu programa nuclear não tem fins bélicos, porém muitas vozes na comunidade internacional suspeitam que seu objetivo real seja desenvolver a bomba atômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação