Mundo

Forte nevasca deixa rastro de mortos e inúmeros prejuízos aos EUA

Tempestade mata duas pessoas e deixa mais de meio milhão às escuras no nordeste do país

Renata Tranches
postado em 10/02/2013 07:00
Em Boston, um manto branco encobre a rua, a calçada e os carros: mais de 1m de neve acumulada

Uma das mais fortes nevascas a atingir os Estados Unidos nas últimas décadas deixou pelo menos dois mortos e mais de meio milhão de pessoas sem energia, além de ter causado grandes transtornos. As cidades da região nordeste do país amanheceram sob um manto branco, depois de uma noite de precipitação intensa e ventos fortes. Moradores encontraram carros cobertos e calçadas obstruídas por uma camada de 60cm de neve, como havia previsto o Serviço Meteorológico (NWS, em inglês). Em Massachusetts, alguns locais acumularam mais de um metro de gelo. Nas cidades de Nova York e Boston, os principais aeroportos começaram a retomar as atividades aos poucos. Brasileiros ouvidos pelo Correio relataram momentos de aflição e transtornos.

[SAIBAMAIS] Pelo segundo dia consecutivo, a tempestade fechou estradas e isolou milhões de pessoas na região conhecida como Nova Inglaterra (os estados de Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont), além do estado de Nova York e o sudeste do Canadá. Em Massachusetts, onde o governador decretou a interdição total das rodovias ; sob pena de multa e prisão ;, as estradas ficaram completamente cobertas de branco. A freira gaúcha Elisete Signor, membro do Conselho de Cidadãos na cidade de Boston, onde vive há 12 anos, contou que a determinação foi seguida à risca. ;Mesmo quem quisesse sair não tinha como;, disse, acrescentando que a neve caía incessantemente desde as 9h da véspera. Funcionários municipais que tentavam acelerar o degelo jogando sal pelas ruas foram vencidos pelo volume de neve.

Tempestade mata duas pessoas e deixa mais de meio milhão às escuras no nordeste do país

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação