Mundo

General americano assume comando da força da Otan no Afeganistão

Joseph Dunford substitui general John Allen e deve ser o último comandante dos EUA no conflito

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 08:34
Cabul - O general americano Joseph Dunford assumiu neste domingo (10/2) o comando da coalizão militar do Afeganistão, a ISAF, em substituição ao general John Allen, num momento em que as forças ocidentais preparam sua retirada para o final de 2014.

Dunford deve ser, a princípio, o último comandante dos Estados Unidos nesse conflito que já dura 11 anos.

A cerimônia de passagem de poderes, simbolizada pela transmissão de uma bandeira entre os dois oficiais, aconteceu num ginásio e foi acompanhada por representantes dos exércitos da coalizão, diplomatas e dignitários afegãos.

Allen, que foi nomeado comandante supremo da Otan na Europa, assegurou que a coalizão está "no caminho da vitória no Afeganistão".

"Estou surpreso de ver como mudaram as coisas. Quando cheguei (ao cargo em 18 de julho de 2011), a ISAF estava no comando. Já não é o caso. Afeganistão será plenamente responsável de sua própria segurança", declarou ainda.

"Nossa vitória não estará marcada por uma data no calendário. A insurreição será derrotada pouco a pouco pelas forças afegãs legítimas e bem treinadas, forças que defendem ao povo afegão e que permitem ao governo deste país servir a seus cidadãos", observou.

O novo comandante da ISAF insistiu na "continuidade" de seu ação, e se mostrou confiante no "nosso êxito inevitável".

Dunford ganhou o apelido de "Fighting Joe" durante a guerra no Iraque, mas até agora não havia serviço no Afeganistão

Nascido em Boston, em 1955, Dunford passou por todos os escalões dos marines, a força de elite do exército americano.,

Depois de ocupar diferentes postos operacionais, virou o número dois da força em 2010.

Atualmente há 67.000 soldados americanos no Afeganistão, junto a 37.000 militares de outros países da OTAN, e 337.000 soldados e policiais afegãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação