Mundo

Morre Zhuang Zedong, lenda do tênis de mesa e diplomata do esporte

O tricampeão permitiu a aproximação entre os governos de Pequim e Washington nos anos 1970

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 09:53
Pequim - O chinês Zhuang Zedong, tricampeão do mundo de tênis de mesa e grande figura diplomática deste esporte, que permitiu a aproximação entre os governos de Pequim e Washington nos anos 1970, morreu neste domingo (10/2) aos 73 anos, informou a agência oficial chinesa Xinhua.

O esportista, que atingiu glória em sua carreira durante a época de Mao, virou nos anos 1960 o herói dos chineses, que acompanharam suas vitórias esportivas pelo rádio, antes de converter-se no ícone do regime comunista.

Em 1971, a equipe americana de tênis de mesa foi convidada por seus colegas chineses, em plena Guerra Fria e numa época em que as visitadas de cidadãos americanos ao país asiático eram incomuns.

Este acontecimento permitiu uma aproximação nas relações entre os dois países e foi o prelúdio da histórica visita à China do presidente americano Richard Nixon em 1972.

Zhuang Zedong visitou posteriormente os Estados Unidos como chefe da delegação de tênis de mesa chinesa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação