Mundo

Novo patriarca grego ortodoxo é entronizado em Damasco

A cerimônia contou com medidas de segurança como franco-atiradores de elite

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 10:37
Damasco - Os dignitários das igrejas do Oriente, inclusive o cardeal maronita Bechara Butros Rai, participaram neste domingo, em Damasco, da entronização, sob fortes medidas de segurança, de Yuhana Yazigi, patriarca grego ortodoxo de Antióquia e de todo o Oriente, na igreja da Sagrada Cruz.

A cerimônia foi cercada de medidas excepcionais de segurança, com franco-atiradores de elite nos telhados próximos, estacionamento proibido e detectores de metais em plena capital síria, por causa da guerra civil no país.

Os fieis só puderam acompanhar a cerimônia através de um telão. Os cristãos sírios, que representam aproximadamente 5% da população, são, em sua maioria, ortodoxos.

O cardeal Rai, que chegou no sábado vindo do Líbano, e o patriarca católico Gregoire Laham, representavam suas respectivas igrejas, junto com representantes de outras correntes religiosas, informou um membro do comitê de organização da cerimônia.

A minoria cristã permaneceu à margem da revolta que se transformou num sangrento conflito armado no país.

Rai, que realiza a primeira visita à Síria de um dignitário religioso maronita desse escalão desde a independência do Líbano, em 1943, pediu no sábado a adoção de reformas na Síria e se manifestou favorável a um diálogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação