Mundo

Diálogo entre palestinos no Cairo não supera todas as divisões

Opiniões diversas sobre a forma de aplicar os acordos de unidade persistem, segundo líder próximo às negociações

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 12:09
Cairo - Representantes de diversos movimentos políticos palestinos finalizaram na noite de sábado (10/2) dois dias de diálogo no Cairo para reconciliar os grupos rivais Hamas e Fatah, mas as divisões sobre a forma de aplicar os acordos de unidade persistem, indicou um líder próximo às negociações.

"Chegamos a um acordo com o Hamas para iniciar consultas com as facções palestinas sobre a formação de um governo de tecnocratas presidido pelo presidente [Mahmud] Abbas sob os termos do acordo de Doha", declarou o chefe da delegação do Fatah, Azzam al Ahmad, em referência a um acordo entre as duas correntes firmado há um ano.

Segundo a mesma fonte, "há consenso sobre a maioria das questões, exceto em alguns pontos relativos à legislação eleitoral para o Conselho Nacional" Palestino (CNP).

Wassel Abu Yussef, integrante do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), havia indicado no sábado que os principais pontos de divergência eram sobre a eleição do CNP, assim como outros aspectos das eleições legislativas nos territórios palestinos.

Yussef também revelou divergências quanto a criação de um gabinete temporário, encarregado de organizar as eleições, e a data de tais eleições.

"O Fatah deseja que o governo seja formado ao mesmo tempo que o decreto com a data das eleições. Já o Hamas deseja que o governo seja formado para acabar com as divisões, antes que a data seja decidida", afirmou.

Maher al Taher, da Frente Popular para a Libertação da Palestina, indicou que há um acordo para novas conversações.

"A atmosfera foi positiva, mas precisamos de outra reunião para resolver problemas de interpretação e diferenças", disse.

O tipo de voto também tem gerado debate. O Fatah e independentes da OLP querem que o mesmo sistema seja aplicado para as eleições do CNP e do Parlamento, enquanto o Hamas propõe uma representação proporcional para o CNP.

O diálogo no Cairo contou com o apoio de Abbas, cujo movimento Fatah assinou um acordo de reconciliação com o Hamas em abril de 2011 com o objetivo de superar anos de rivalidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação