Mundo

Ásia inicia com grande festa o Ano Novo Lunar

Ano da Serpente é celebrado com festas e fogos de artifício em toda a China

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 12:44
Ano da Serpente é celebrado com festas e fogos de artifício em toda a China
Pequim - Com shows de fogos de artifício, mais de um bilhão de asiáticos comemoravam neste domingo (10/2) o início do Ano da Serpente, que é associado à fortuna, à sabedoria e à longevidade.

Os céus de Pequim e de toda a China se iluminaram à meia-noite com milhões de fogos de artifício e as ruas, abarrotadas de gente, festejaram a chegada do Ano Novo. Segundo a tradição, a luz e o barulho dos fogos afastam os maus espíritos.

A cantora canadense Céline Dion foi uma das atrações da transmissão de gala da televisão estatal chinesa CCTV, acompanhada por milhões de telespectadores. Ela cantou "My Heart Will Go on", o famoso ;hit; romântico do filme "Titanic", muito apreciado pelo público chinês.

Ela também interpretou "Molihua" (flor de jasmim) em duo com Song Zuying, uma reconhecida soprano chinesa. Igualmente participou no show Liu Yang, que em junho se transformou na primeira astronauta chinesa.

Na cadeia Dragon TV, de Xangai, a estrela da noite foi o sul-coreano Psy, que mais uma vez apresentou sua curiosa dança "Gangnam Style", um fenômeno planetário.

Os chinese passam em família ou no templo a noite de chegada do Ano Novo, observada no leste e no sudeste asiáticos.

Em Cingapura, o primeiro-ministro Lee Hsien Loong incentivou seus concidadãos a prolongar a alta natalidade registrada durante o Ano do Dragão, recém-terminado. Cingapura é uma cidade-Estado muito dependente de trabalhadores estrangeiros.

No Zodíaco chinês, a Serpente é um animal associado à sabedoria, fortuna e longevidade, apesar de ter reputação de ser um ano menos propício que outros.

Em Pequim, as vendas de fogos de artifício se reduziram em 37% este ano em relação aos anteriores, já que seus habitantes no quiseram piorar a espessa nuvem de poluição que tomou conta da capital durante os últimos dias.

Segundo a imprensa, a celebração do Ano Novo também está sendo realizada nos barcos chineses que patrulham perto de um arquipélago reivindicado por Pequim e Tóquio no Mar da China Meridional.

Em Hong Kong, os habitantes se preparavam para assistir o tradicional desfile naval noturno na Baía Victoria, rodeada de seus famosos arranha-céus.

No outro hemisferio, a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, felicitou em uma breve mensagem os 900.000 habitantes de ascendência chinesa que vivem na Austrália.

O artista dissidente chinese Ai Weiwei, que aparentemente não abriu mão de sua militância nem durante o Ano Novo, enviou uma mensagem no Twitter: "Primeira frase do ano: libertem todos os prisioneiros políticos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação