Mundo

Premiê italiano diz que UE teme a volta de Berlusconi

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 14:27
Roma - O primeiro-ministro italiano Mario Monti afirmou neste domingo (10/2) que a União Europeia teme a volta de Silvio Berlusconi ao poder e seu impacto negativo na moeda única, o euro, em caso de vitória nas legislativas previstas para o final de fevereiro.

"Berlusconi me decepcionou, fracassou em todos seus encontros importantes e traiu a revolução liberal. A UE teme sua volta porque está farta da indisciplina financeira e da incapacidade de decidir coisas que também colocam em perigo a zona euro", afirmou Monti ao canal TgCom24, que pertence ao "Cavaliere".

Monti lidera uma coalizão centrista nas legislativas de 24 e 25 de fevereiro.

O "Cavaliere", de 76 anos, baseia grande parte de sua campanha eleitoral em ataques contra a UE, a moeda única e o papel da Alemanha no bloco europeu.

Leia mais notícias em Mundo


As críticas de Monti lhe valeram uma resposta imediata dos partidários de Silvio Berlusconi.

"Monti diz que a UE teme a volta de Silvio Berlusconi? Posso assegurar que a Itália teme a volta de Monti", replicou Gianfranco Rotondi, ex-ministro do governo do magnata das comunicações.

Segundo as últimas pesquisas, a direita de Berlusconi será a segunda força mais votada, com 5% a menos que a esquerda de Pier Luigi Bersani. A coalizão de Monti estaria na quarta posição, atrás do "Movimento cinco estrelas", do blogueiro Beppe Grillo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação