Mundo

Ministros tunisianos devem renunciar nesta segunda

"Estaremos amanhã na sede do CPR para uma coletiva de imprensa", afirmou o secretário de Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 16:06
Os ministros do Congresso pela República (CPR), o partido laico do presidente tunisino Moncef Marzuki, vão renunciar segunda-feira, caso os islamitas do Ennahda não aceitem a saída de dois de seus principais ministros, anunciou neste domingo a presidência.

[SAIBAMAIS]O secretário de Estado das Relações Exteriores, Hedi Ben Abbes, também líder do partido, declarou que o anúncio sobre o caso seria feito na segunda-feira. "Estaremos amanhã na sede do CPR para uma coletiva de imprensa".

Um conselheiro do Chefe de Estado, Ghassen Dridi, indicou à AFP que estão em curso conversações de última hora entre o Ennahda e o CPR.

"O gabinete político do CPR não terá outra escolha (que pronunciar as demissões) se os nossos termos não forem assinados pelo Ennahda", afirmou Dridi.

Entrevistado pelo canal árabe Al Arabiya, o primeiro-ministro Hamadi Jebali não quis comentar o assunto, mas observou que "planeja formar um governo sem partidos".



Jebali, número dois do Ennahda, deseja, de fato, formar um governo de tecnocratas, o que vai de encontro ao seu próprio partido islâmico.

O CPR tem atualmente três ministros e dois secretários de Estado no governo. O movimento afirmou em 2 de fevereiro que seus membros renunciariam caso os ministros das Relações Exteriores e da Justiça, pertencentes ao Ennahda e contestados há meses, permanecessem nos cargos.

O partido islâmico lidera um governo de coalizão com o CPR e outro partido laico de centro-esquerda, o Ettakatol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação