Mundo

EUA: republicano promete bloquear nomeações para a CIA e a Defesa

Senador Lindsay Graham quer que Casa Branca dê mais informações sobre iniciativas do governos durante ataque contra sede diplomática em Benghazi

Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 16:11
Um legislador republicano ameaçou este domingo bloquear a confirmação dos nomeados pelo presidente Barack Obama como secretário de Defesa e diretor da CIA devido à forma como as autoridades reagiram ao ataque letal contra o consulado norte-americano em Benghazi, Líbia.

O senador Lindsay Graham disse que bloquearia as nomeações de Chuck Hagel e John Brennan, a menos que a Casa Branca fornecesse mais informações sobre as iniciativas tomadas pelo presidente durante o ataque de 11 de setembro de 2012 contra a sede diplomática em Benghazi.

"Quero saber o que nosso presidente fez. Que fez como comandante em chefe? Pegou o telefone e ligou para alguém? Acredito que este é o tipo de coisa que o país precisa saber", disse Graham ao programa de CBS "Face the Nation".

O Senado dos Estados Unidos realizou várias sessões sobre as nomeações de Hagel como secretário de Defesa e de Brennan como diretor da CIA, mas ainda deve confirmar o cargo de ambos.



De acordo com as normas parlamentares, um único senador pode impedir a votação do Senado para confirmar as indicações.

"Não acredito que devamos aprovar a nomeação de Brennan na direção da CIA, ou que Hagel seja confirmado como secretário de Defesa até que a Casa Branca preste contas", disse Graham.

Já o senador democrata Jack Reed disse no mesmo programa que o bloqueio da votação sobre o secretário de Defesa era "injustificável e sem precedentes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação