Agência France-Presse
postado em 10/02/2013 16:48
A França está combatendo no Mali aqueles que ela armou na Líbia, afirmou neste domingo o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov."No Mali, a França luta contra aqueles que ela armou na Líbia para lutar contra o regime de Kadhafi, em violação ao embargo do Conselho de Segurança da ONU", declarou Lavrov em entrevista a um programa de televisão russo.
[SAIBAMAIS]Também são os mesmos grupos que lutam na Síria contra o regime do presidente Bashar al-Assad, prosseguiu o ministro.
"Estou impressionado com a incapacidade dos nossos parceiros de fixar um ponto no mapa e ter uma visão geral da região", disse.
A França interveio no Mali, a pedido das autoridades de Bamako, após uma ofensiva de grupos armados islâmicos em direção ao sul do país.
O norte do Mali, que desde o início de 2012 esteve sob o controle de grupos armados jihadistas, tornou-se um santuário para a Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI).
Lavrov já havia criticado o fornecimento pela França de armas aos rebeldes hostis ao regime de Muammar Kadhafi, denunciando as "interpretações" abusivas da resolução da ONU que autorizou o uso da força para proteger os civis.
A Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, se absteve em uma votação sobre a Líbia em março de 2011 que permitiu ataques contra as forças de Kadhafi, levando à queda do regime.